Por José Elias de Proença*
O mundo em que vivemos é marcado pelos contrastes. Se por um lado percebemos uma tecnologia como carro, telefone, fax, computadores e internet, planejada para tornar as nossas vidas mais fáceis, por outro lado um dia a dia cada vez mais desafiador parece nos rodear. Temos que enfrentar ruídos, poluição, inflação, desemprego e violência aleatória nos colocando em constante situação de estresse.
Essas condições têm afetado a saúde mental e o bem-estar psicológico de nossa sociedade. Embora as pessoas lidem com esses transtornos por meio de aconselhamentos psicológicos e até tratamento farmacológicos, cada vez mais se torna necessária a prática de atividades físicas, como forma de promover o estilo de vida ativo.
Isto é real, pois muitos pesquisadores, médicos e leigos têm observado que as atividades físicas aumentam os sentimentos de bem-estar. Estudos particulares adicionam credibilidade às observações sobre as influências benéficas do exercício.
Na área psicológica notamos resultados como redução do estresse, elevação do humor, melhora do autoconceito e melhor qualidade de vida; na área do bem-estar físico são documentadas mudanças no curso de doenças como osteoporose, hipertensão, e doenças cardíacas coronarianas.
Caminhar estimula os sistemas pulmonar e cardiovascular
Diante desses argumentos surge uma questão fundamental: qual o tipo de atividade física é recomendada? Muito bem, a atividade mais utilizada é conhecida como exercício aeróbio pelo fato de estimular os sistemas pulmonar e cardiovascular. Trata-se de atividades que fazem com que o corpo se obrigue a transportar oxigênio aos músculos exercitados para poder se manter as trocas nutritivas.
Práticas diárias como caminhar, correr, pedalar, nadar, dançar e remar pertencem ao quadro dos denominados exercícios aeróbicos. Nesse leque de possibilidades o exercício mais viável de ser realizado é o caminhar e, uma vez adaptado fisiologicamente, o correr.
O Colégio Americano de Medicina Esportiva recomenda que, para a maioria dos adultos saudáveis obter benefícios cardiovasculares do exercício, este deve ser realizado por pelo menos 20 a 30 minutos (duração) de 3 a 5 vezes por semana (frequência) a 50 a 80% da capacidade cardíaca máxima (intensidade).
Como podemos calcular esses limites percentuais e assim monitorar a caminhada e/ou a corrida?
Como vimos, coração e pulmão são estimulados na atividade caminhar. Para se atingir a meta é importante praticar essa atividade dentro de certos parâmetros como duração, frequência, intensidade e, ainda, continuidade, compatíveis com o grau de condição física. Tomando como base a frequência cardíaca, uma equação nos orienta em relação a esses parâmetros para atividades como caminhar:
(Fcm – Fcrep) x % ¨+ Fcrep = Fctreino
Fcm = Frequência cardíaca máxima e é calculada subtraindo a idade de 220.
Fcrep = Frequência cardíaca em repouso que é obtida contando os batimentos cardíacos durante um minuto quando estamos descansados.
Fctreino = resultado das operações.
Para exemplificar vamos utilizar os dados de uma pessoa cuja idade é 64 anos com uma frequência cardíaca em repouso de 56 buscando estabelecer os limites de treino entre 50 e 80 por cento.
Temos: (156-56) x 50 a 80% + 56, ou seja, 100×50%=50+56=106 e 100×80%=80+56=136, o que orienta a seguinte sugestão de treino para caminhar ou correr:
Percentual Frequência Cardíaca
50% 106
60% 116
65% 121
70% 126
75% 131
80% 136
A tabela acima sugere um treino de trinta minutos com um progressivo aumento da frequência cardíaca até os limites estabelecidos. O controle pode ser também pela sensação respiratória. Caminhe em ritmo progressivo até sentir-se levemente ofegante. Mantenha-se nessa condição durante os minutos estabelecidos e diminua lentamente o ritmo da atividade.
Siga as orientações encontradas neste texto e comprove você também os benefícios tanto psicológicos como físicos da caminhada.
Mas atenção: antes de iniciar um programa de atividades físicas, saiba como está sua saúde consultando o seu médico!
*José Elias de Proença é preparador físico bicampeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei.
Gostou do post? Leia também: “Com quanta dedicação se faz uma jogadora de vôlei?“. Quer conversar mais sobre esporte, vôlei e as coisas mais legais da vida? Me acompanhe também nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.
Como venho acompanhando vc desde o inicio sou muito preguiçosa para fazer actividade física não gosto de fazer caminha não gosto de academia só jogo volei, vc me convenceu em praticar uma caminhada com frequência já estou com duas semana, obrigada minha rainha, ah lembrando de Parabenizar Já pensou bem neste milagre da vida? Em seu ventre está crescendo duas valiosas dos tesouros. Duas pessoas se amam tanto, que não se contentam mais sós. E de tanto se pertencerem, dão asas ao desejo e concebem o que chamarão de filho. Que particularidades irá eles herdar? Terá o sorriso do pai? Nascerá com os olhos da mãe? Passe a mão em sua barriga, uma vez mais, e se deixe levar pela imaginação. Em breve eles estarão cá fora e você poderá o aconchega-los ternamente em seus braços. Estou tão feliz por você que mal posso esperar pelo dia. Você será uma incrível mãe, um exemplo perfeito que seus rebentos vão querer imitar. Aproveite essa gravidez, querida rainha, e não esqueça nenhum momento. O tempo passa rápido demais e eles crescem quase sem nos darmos conta. Parabéns por esta nova fase! Parabéns, futura mamãe!
É isso ai aprendendo sempre com vc… Obrigada rainha…