Agora é oficial, as férias acabaram, o carnaval passou e o ano começou de vez! O problema é que depois de tantos feriados e folgas a gente para e pensa: “minha alimentação nas últimas semanas foi péssima, tomei vários drinques e pisei mesmo na bola”. Bate aquela dorzinha na consciência… Mas, é hora de desintoxicar o organismo e investir no seu corpo pra mudar essa situação!
Por meio de uma alimentação saudável e rica você pode dar uma ajudinha pro seu organismo se desintoxicar dos maus hábitos das últimas semanas! Fui conversar com a Mari Poletto sobre o assunto e voltei com várias dicas de quem entende do assunto. Veja só!
1 – Alimentos crus, frescos e orgânicos e muita fibra para desintoxicar o organismo
Uma das coisas que sempre sugiro para desintoxicar o organismo é aumentar o consumo de substâncias “precursoras”. Elas são necessárias para o processo de desintoxicação e estão presentes nos vegetais verde-escuros, que contêm muitas vitaminas do complexo B. Neste momento pós feriado e férias também prefira alimentos crus, frescos e orgânicos porque eles não têm agrotóxicos, pesticidas e transgênicos. Isso significa que não vão sobrecarregar seu fígado e atrapalhar o processo natural de desintoxicação.
Aumente o consumo de alimentos orgânicos, mais naturais e outros que são fonte de vitaminas (complexo B, vitamina C, vitamina E), minerais (zinco e selênio) e antioxidantes. Neste grupo estão as castanhas, sementes, frutas e vegetais.
Consuma muitos vegetais crus e com casca (pepino com casca, berinjela com cascas, folhas e frutas com casca), pois são ricos em fibras. As fibras são estrelas importantes no processo de desintoxicação. Isso porque, a bile com as substâncias que precisam ser eliminadas pelo nosso corpo sai do fígado e é despejada no intestino. As fibras fazem o trabalho de “sugar” essa bile com toxinas que foi liberada pelo fígado para ser eliminada junto com as fezes. E, se não houver um bom processo de eliminação pelo intestino o que que pode acontecer? Parte dessas substâncias serem reabsorvidas no intestino, afinal o intestino é local de absorção!
A proteína animal de boa qualidade também é uma boa opção. Elas têm alguns aminoácidos que também estão envolvidos no processo para desintoxicar o organismo. Entram neste grupo proteínas de mais fácil digestão, como o frango orgânico ou ovos caipiras. Deixe carnes vermelhas e proteínas de pouca qualidade para outro momento.

Prefira alimentos crus, frescos e orgânicos porque eles não têm agrotóxicos, pesticidas e transgênicos
2 – Alguns fitoterápicos e ervas também ajudam a desintoxicar o organismo
Alguns fitoterápicos, ervas e chás naturais ajudam a desintoxicação. Um exemplo é a silimarina – principal ativo de uma planta medicinal chamada Cardo Mariano. A alcachofra, gengibre, coentro e alguns chás que são depurativos de fígado, como o boldo e a carqueja, também aconselho a aumentar o consumo. A cúrcuma também é super importante!
3 – Muita água e exercício físico
Como a urina e suor são canais importantes de desintoxicação, outra dica de ouro é aumentar o consumo de água e a sudorese, principalmente por meio de exercícios físicos ou sauna.
Nunca aconselho fazer loucuras, como ficar em jejum ou um dia inteiro só na base do suco verde. Não vejo necessidade de fazer nenhum tipo de “compensação”. Tenha em mente que o nosso organismo não funciona assim… Ele não é uma tabela de Excel que se você coloca “1” e tira “1” vai dar “0”.
O ideal é voltar o mais rápido possível para sua rotina de bons hábitos alimentares e atividades. Afinal, nosso organismo é cíclico e vive de processos! Nada que se faça depois vai conseguir reverter ou eliminar um dano já causado. O que se pode fazer é auxiliar seu corpo para que ele recobre o equilíbrio mais rápido possível.
Quer conversar mais sobre vida saudável? Me acompanhe também nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.