Quem me acompanha pelas redes sociais sabe o quanto eu gosto de me cuidar. Faço isso por meio de uma dieta equilibrada e atividade física pra valer. Vez ou outra um fã faz um comentário argumentando que é difícil mudar sua dieta e manter um estilo de vida assim. Dizem que é muito caro comer bem e ou frequentar uma boa academia.
Pois bem, já escrevi aqui mesmo no blog um post sobre atividades físicas simples e que você pode fazer sem precisar de gastar dinheiro (se não puder), e isso deixou de ser desculpa para não mudar a sua dieta ou dar atenção aos sinais do seu corpo.
Agora tive a ideia de reunir aqui algumas dicas de como se alimentar de forma mais leve e nutritiva, também sem investir demais. São dicas simples, mas que ajudam quando o assunto é mudança de hábitos. Com alguns toques e força de vontade é possível se alimentar de maneira mais saudável sim, e vou te mostrar como. Vem comigo?!
Uma alimentação mais natural para mudar sua dieta
Tem muita coisa no mercado pra quem faz dieta. Muitos alimentos industrializados que prometem menos gordura, menos açúcar e menos sal. Mas, a verdade é que a maioria é caríssima e nem faz tão bem para o seu corpo como imagina.
Sempre ouvi minhas nutricionistas dizerem: quanto mais natural, melhor. Guardei a frase como um mantra pra vida. Quando você troca os alimentos industrializados pelos naturais, paga menos no caixa e ganha mais em saúde. É uma jogada que vale muito à pena. Faça as contas!
DIY na cozinha?
Muita gente não consegue viver sem um petisco e acaba optando pelos biscoitinhos de linhas lights, diets e fits. O problema é que, às vezes, esses produtos não são realmente menos calóricos e você acaba pagando mais caro por eles. Outro ponto é que muitos dos corantes, aromatizantes e até mesmo sódio e açúcar encontrados em grande quantidade neste tipo de alimento fazem mais mal do que bem para nosso corpo.
Por isso, sugiro que você suje suas mãos na cozinha e comece a preparar algumas receitinhas básicas para beliscar. Vai sair muito mais em conta e você terá a certeza do que está comendo.
Pode fazer um delicioso cookie caseiro, por exemplo, ou quem sabe sua própria barrinha de cereais. Os cereais como castanha do pará, castanha de caju, goji berry, semente de girassol, granola e semente de abóbora, são muito bem-vindos na dieta. Neste caso, a dica é comprá-los a granel em um mercado de grãos. Sai bem mais barato!
Alimentos funcionais vão mudar sua dieta
Como vocês sabem, a alimentação funcional nada mais é do que substituir as “calorias vazias”, e que pouco acrescentam em relação à nutrição do nosso organismo, por alimentos com funções mais interessantes. A Mari Poletto, querida amiga e nutricionista que arrasa, já me respondeu algumas dúvidas sobre nutrição funcional (você pode ler sobre isso aqui).
Quando você pensar em mudar sua dieta, é comum substituir o pão branco pelo integral, por exemplo. Ele contém fibras e outros ingredientes que ajudam no funcionamento do organismo e isso faz dele um alimento funcional. O problema é que a conta pode ficar mais salgada ao fazer esse tipo de substituição. Mas nada impede que você mesma faça seus pães com ingredientes do bem! Vou deixar uma receitinha aqui pra te inspirar!
Se tiver disposição e boa vontade para cozinhar, aí sim vai poder desfrutar ainda mais de alimentos frescos e livres de conservantes. Você pode fazer seu próprio iogurte, por exemplo. Já pensou nisso?
Alimentos da estação
A cartada final, para mudar sua dieta, comer de forma saudável e sem gastar muito, é investir em frutas, legumes e vegetais da “época”. Normalmente, a maior oferta faz com que os preços caiam e você pode a aproveitar o momento para criar várias receitinhas frescas e saborosas.
p.s cortesia da casa
Receita de iogurte caseiro
3 litros de leite desnatado ou integral;
Fermento lácteo que contenha St. Thermophilus, Lb. acidophilus e Bb. Lactis;
Iogurteira e termômetro para alimentos
Preparo
Coloque o leite para esquentar e desligue quando começar a ferver. Deixe esfriar naturalmente até os 40oC.
Misture o fermento no leite mexendo bem. Distribua em potinhos, coloque na iogurteira e tampe.
Deixe fermentando por 6 horas. O iogurte dura até 15 dias armazenado na geladeira.
Pensou em mais alguma dica bacana? Deixe nos comentários!
Beijos e até a próxima!
Acompanhe também minha Fanpage e meus perfis no Instagram e Twitter.
[…] cada vez mais se torna necessária a prática de atividades físicas, como forma de promover o estilo de vida […]
[…] perfeitamente possível manter a dieta no fim ano, principalmente se for a LowCarb. Meu conselho é sempre optar por ingerir a proteína […]
Amei as dicas!
Super útil…
Eternamente grato por você dedicar o seu tempo para educar e fazer bem as outras pessoas! ❤️
Que bom que você gostou Erick! 🙂
Estou com saudades de mais postagens nesse blog lindo… amei essa aí… quero mais
Ei Lidionara! que bom saber que você acompanha as novidades por aqui! Em breve teremos mais news! Beijo!
É isso ai gostei de ver… vamos que vamos