Que eu sou apaixonada por esportes e atividades físicas em geral vocês já sabem, né? Fico até em posição suspeita para falar! Mas uma tecla que sempre bato nas minhas redes sociais – e uma das importantes mensagens que desejo passar – é que, para além dos impactos corporais, os esportes afetam também o bem-estar emocional. E é sobre isso que vou falar neste post!
Vivemos em um mundo cada vez agitado. Assumimos novas responsabilidades a cada dia e a rotina vai engolindo nossas vidas aos poucos. Aliado à isso, tiramos menos tempo para relaxar e praticar atividades das quais gostamos de verdade.
Não é difícil saber onde tudo isso vai parar: nossa saúde, tanto física quanto emocional cada vez mais fragilizada e deixada de lado!
“Mas, a Sheilla está escrevendo isso pra dar bronca?” Não! Mas, sim para citar alguns dos benefícios que o esporte pode trazer pra sua vida. Mostrar como ele atua em nosso corpo e influencia nossas emoções. Minha intenção é mostrar tudo o que você tem a ganhar (e até mesmo evitar) se começar a se movimentar agora mesmo!
Por isso, conversei com a Psicóloga Stephanie Oliveira, da Corporalmente Clínica. Ela respondeu algumas perguntas sobre a relação das atividades físicas com nosso bem-estar emocional. Veja só:
1 – Como a prática de esportes influencia o bem-estar emocional?
Quando praticamos algum tipo de esporte ou atividades físicas em geral, nosso corpo libera certas substâncias (hormônios) que influenciam e estimulam nossa saúde mental. Os benefícios dessa “injeção” em nosso organismo são inúmeros. Eles vão desde a melhora da memória e concentração, passando pelo aumento da qualidade de sono e humor. Ficamos mais bem-humorados e com uma sensação de felicidade.
Quando nos exercitamos a autoestima também cresce, porque a atividade gera uma sensação de “dever cumprido”, de que estamos fazendo um bem para nosso corpo. Além disso, o exercício diminui a ansiedade, o estresse e a tensão corporal, porque tiramos um pouco o foco dos nossos problemas e passamos a focar mais na gente. Com certeza, isso diminui as tensões e se traduz em mais qualidade de vida e saúde.
2 – O que acontece em nosso corpo durante a prática das atividades e que contribui para a saúde emocional?
Como citei acima, nosso corpo libera algumas substâncias que potencializam esses benefícios. Uma delas é a endorfina – ela ajuda a aliviar as dores, regula nossas emoções e é responsável pela sensação de prazer e bem-estar. A endorfina ainda atua no aumento da disposição física e melhora a nossa resistência imunológica.
Além disso traz mais motivação e performance maior durante a realização dos esportes. Isso porque a pessoa se sente realizada praticando aquela atividade.
3 – Alguns estudos relacionam a prática de exercícios físicos com a melhora do humor e alívio da depressão. Você acredita que os esportes sejam uma ferramenta extra que ajuda no processo de tratamento psicológico?
Sim! Os esportes e atividades físicas em geral são uma ferramenta extra no tratamento terapêutico, uma vez que melhoram a autoestima e confiança das pessoas. Eles também atuam na redução do estresse, porque tiramos a mente um pouco dos problemas e conseguimos aliviar as tensões da rotina.
Com isso, as pessoas conseguem ter uma capacidade melhor de raciocínio e até mesmo de tomada de decisão. Sentem-se melhores com elas mesmas quando estão cuidando dos seus corpos e conseguem assimilar as coisas de forma mais eficiente. Por isso, a prática de exercícios físicos é uma ótima ferramenta auxiliar da terapia.
Conclusão
Nós sabemos que, de forma geral, a atividade física nos traz inúmeros benefícios. Mas o recado que eu quero passar com esse post é: viu como também auxilia sua saúde mental? Afinal de contas, buscar uma vida saudável não é só malhar pra ter um corpo bacana e entrar naquela calça jeans – isso é consequência! Nosso bem-estar emocional também faz parte do pacote!
Pense nisso!
Gostou do post? Leia também: “Com quanta dedicação se faz uma jogadora de vôlei?“. Quer conversar mais sobre esporte, vôlei e as coisas mais legais da vida? Me acompanhe também nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.