Quem me acompanha sabe o quanto eu gosto de me exercitar. Mesmo grávida, não abro mão de colocar meu corpo em movimento e cuidar da minha saúde. Logo quando soube que seria mamãe, procurei auxílio especializado continuar fazendo meus exercícios físicos e ter uma gravidez saudável.
Foi aí que descobri o programa para gestantes da Cia Athletica. Ele é personalizado para cada gravidinha, e segue todas as orientações do obstetra com acompanhamento especial.
Como sei que existem muitas gestantes vivendo uma situação parecida, escolhi contar neste post como funciona o programa. Para isso, conversei com o Diogo Fiorini, Gerente Técnico da unidade em Belo Horizonte/MG. Veja só os detalhes!
Atividade física para gestantes
O Diogo me explicou que o programa para gestantes tem o objetivo de fazer um atendimento personalizado e integrado das mamães. No meu caso, faço hatha yoga, alongamento, musculação e aeróbico, e estou adorando!
“Por ser um período muito importante da vida da mulher, ter uma pessoa que explique a relação do exercício com o período gestacional é fundamental. Ela vai esclarecer dúvidas e propor o melhor programa para cada fase da gestação”, explica o gerente.
Então, basicamente, a ideia do programa é auxiliar as gravidinhas que estão vivendo um momento especial de suas vidas e precisam adequar os exercícios físicos a esse período. É normal, que durante essa fase elas tenham dúvidas como: “Será que eu posso, ou não posso fazer esse exercício?”, “Será que eu estou realizando essa atividade com segurança?”.
Por isso, durante o programa, ela conta com o acompanhamento de um profissional de confiança. Ele vai estar sempre ao lado da gestante durante seus treinos, esclarecendo dúvidas e atendendo na hora que ela precisar. “Assim deixamos o atendimento mais humano e acolhemos as mamães no momento em que elas mais precisam”, ressalta o gerente.
Veja o passo a passo do programa para gestantes e tenha uma gravidez saudável
1 – A gestante é atendida por um professor que a acompanhará durante todo o período gestacional. Ele fará todas as anamneses necessárias, explicará as atividades e vai tirar todas as dúvidas da futura mamãe.
2 – Baseado no Colégio Americano de Medicina Esportiva e no Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia, vai indicar as atividades que são mais apropriadas. Sempre levando em conta o histórico de exercício, as preferências e eventuais limitações da gestante.
3 – Após a elaboração da programação semanal de atividades, o professor dispara as informações para todos os profissionais que vão receber a aluna nas aulas. Seja na montagem do treino de musculação ou do treino aeróbio. Assim todos seguem o mesmo plano de treinamento e já preparam a aula para recebê-la.
4 – A intenção é trabalhar em conjunto e entregar o melhor exercício para mamãe e para o bebê. Por isso, a programação semanal de atividades e os treinos podem ser enviados para o médico que faz o pré-natal. Assim, ele poderá fazer algum ajuste, se necessário.
5 – A programação semanal é alterada a cada trimestre gestacional ( 1 a 3; 3 a 6 e 6 a 9). Isso ocorre justamente para adequar melhor cada tipo de exercício e aproveitar o que cada um deles pode dar de melhor em cada fase.
Por fim, enviamos todos os meses um e-mail que descreve a evolução do bebê e as alterações no corpo da mamãe. Para ela ficar por dentro das mudanças que estão ocorrendo.
Agora que você já que é possível realizar atividades físicas com segurança durante a gestação, e que existem profissionais especializados para dar esse suporte, bora ter uma gravidez saudável?
Leia também: “Cuidados essenciais com a alimentação na gravidez“.
Quer conversar mais sobre atividades físicas, esportes ou gestação? Me acompanhe também nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.