Durante minha carreira de atleta, tive que lidar com algumas lesões e muitas contusões. Em todas às vezes contei com o método pilates como aliado para minha recuperação e acabei adotando a atividade pra vida!
Sou um pouco suspeita pra falar, mas até nos dias de hoje, em que não treino mais com tanta frequência, não abro mão das minhas aulas. Além disso, faço os exercícios de solo (Mat) e os chamados Pré-Pilates, onde estiver. Isso porque sei como a atividade beneficia meu corpo e melhora minha qualidade de vida. Mas, os benefícios do pilates vão muito além disso!
Neste post, quero dividir com você algumas informações e mostrar o quanto sua vida pode mudar, a partir do momento em que decidir se empenhar no pilates. Para isso, nada melhor do que conversar com quem está super por dentro do método!
Fiz algumas perguntinhas para minha professora e amiga Adriana Batista de Oliveira, que é Profissional de Educação Física e Diretora da Unidade The Pilates Studio® Brasil- Kansas, que fica dentro da Cia Athletica-Kansas. Ela esclareceu várias dúvidas e contou algumas curiosidades do método. Veja só!
Como o método pilates trabalha nosso corpo e musculatura?
Em primeiro lugar é importante saber que o pilates é um Método de Condicionamento Físico que trabalha o corpo de forma global e uniforme, sempre a partir e através do centro, que é chamado de Powerhouse. O trabalho tem foco em toda musculatura estrutural/estabilizadora, ou seja, os músculos que sustentam as articulações do corpo. Inclusive as articulações profundas, que sustentam toda a coluna vertebral.
Devemos destacar o trabalho dos músculos da região abdominal, principalmente das camadas mais profundas como o transverso e os músculos que dão estabilidade e mobilidade a região da bacia (assoalho pélvico e períneo).
Qualquer pessoa pode praticar a atividade?
Para começar o pilates com segurança aconselhamos que:
Crianças: começam a partir dos 10-11 anos, pelo tamanho dos aparelhos;
Gestantes: a Organização Mundial de Saúde aconselha que não se inicie nenhuma atividade diferente na gestação, a não ser as que são direcionadas especialmente a este grupo. Isto também se aplica ao Método pilates, que é ótimo para as alunas que já praticam. Ele auxilia para uma gestação saudável, evitando as eventuais dores nas costas. Além disso, prepara para a recuperação no pós-parto e volta do corpo (principalmente a região abdominal) ao normal.
Pós-Cirúrgico: assim que recebem autorização médica para prática de atividade física, podem iniciar as sessões. Muitas vezes são feitas coordenado ao trabalho de fisioterapia.
Idosos e sedentários: não só podem como devem incluir o Método Pilates em suas rotinas. O aumento da qualidade de vida, com aumento da força para o equilíbrio corporal, a melhora da postura e, consequentemente, da autoestima, são os principais ganhos para pessoas que se enquadram neste perfil.
Qual a periodicidade adequada para o pilates?
A indicação é fazer em dias alternados, ou seja, três vezes por semana. Porém, duas vezes também é um ótimo estímulo semanal. Joseph H. Pilates, o inventor do Método dizia:
“Em 10 aulas você vai se sentir melhor;
Em 20 aulas os outros vão perceber sua mudança;
Em 30 aulas você terá mudado o seu corpo.”
Ou seja, quanto maior o estímulo semanal, mais rápido acontecem as mudanças desejadas!
Quais os benefícios do pilates para atletas profissionais ou pessoas que praticam algum tipo de esporte?
Para atletas com uma rotina intensa de treinos e jogos, trabalhamos o Método Pilates coordenado com a preparação física, técnica e tática. Assim, podemos acompanhar as necessidades e objetivos de cada fase da chamada periodização – que vai do pré ao pós jogo (fase chamada de recuperação).
Os objetivos que trabalhamos com você, Sheilla, por exemplo, vão desde auxiliar na recuperação de lesões que, no caso, são resultantes de fortes contraturas da região lombar das costas, até a melhora de desempenho e performance, tão importantes para seu alto nível de rendimento.
Isso porque o trabalho de pilates tem como base o princípio da Precisão de Movimento em cada exercício, proposto para elevar a potencialidade de cada estrutura na solicitação específica da modalidade que a pessoa pratica, nesse caso, a modalidade é o vôlei.
Qual dica você dá pra quem está pensando em iniciar no pilates e mudar a qualidade de vida?
A dica mais importante é que procure um estúdio que tenha profissionais qualificados. O ideal é que, além de ser Educador Físico ou Fisioterapeuta, o profissional tenha uma formação séria em pilates. Outra dica é procurar por aulas com personal, justamente para que as necessidades individuais sejam minuciosamente trabalhadas. As aulas com pequenos grupos (duplas ou trios), devem ser direcionadas a quem tem objetivos e necessidades parecidas.
Na Rede The Pilates®Brasil/Inelia Garcia, da qual eu faço parte, os profissionais têm a formação baseada no Método Autêntico, passado por Romana Kryzanowska, discípula direta do próprio Joseph H Pilates.
Em www.pilates.com.br você pode saber mais sobre o Método Pilates e os diversos endereços no Brasil e no Mundo.
Acompanhe também minha Fanpage e meus perfis no Instagram e Twitter.
[…] de não estar satisfeita, nem me acomodar. Sempre queria me aperfeiçoar em alguma coisa e por isso agarrava os treinos extras com unhas e dentes. Acho que esse é um dos […]
[…] outra dica de ouro é aumentar o consumo de água e a sudorese, principalmente por meio de exercícios físicos ou […]
Ótimo!! Adorei a matéria sobre pilates……algo que eu conhecia mas não compreendia. Obrigada Sheilla…..linda!
Show essa matéria vou pensar seriamente nesse método… Valeu Sheilla… Deus seja com vc sempre nos proporcionando bons e agradável hábitos. Pena que aqui na minha cidade não tem Pilatos…
Pense mesmo Lidionara! Faz muito bem pra saúde! Beijo!